sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Lixo irregular é prática em Maringá



  Televisores descartados irregularmente na Rua Minas Gerais, Zona 17, Maringá

    • Entulhos a céu aberto prejudicam o meio ambiente e a população. Saiba onde jogar seu lixo corretamente
                                                                                                         Maria Beatriz Bornia

    Mesmo com a epidemia de dengue, a população de Maringá continua a despejar lixo irregularmente na cidade.  A secretaria de Serviços Públicos (Semusp) vem intensificando a retirada de entulhos nas vias mais sujas do município, como o Jardim Alvorada, Marginais do Contorno Norte e Conjunto Requião.
     Para manter seus quintais limpos, muitas pessoas optam por depositar seus resíduos em local público, principalmente em fundos de vale e canteiros centrais. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, os entulhos jogados nesses locais contaminam nascentes e recursos hídricos, além de prejudicar a população com o surgimento de focos de doenças e zoonoses, como é o caso da dengue.
    Os principais materiais descartados irregularmente são os de natureza reciclável, eletrônicos e móveis. Uma das razões para que isso ocorra é o fato de o caminhão de reciclagem não contemplar todos os bairros. Outra é o desconhecimento por parte da população sobre o local correto de descarte de lixo.
    Hoje em Maringá, a Cooperativa  CooperCanção, com a ajuda da prefeitura, recicla de 28 a 30 mil quilos de material eletrônico todos os meses. Há dez pontos de entrega voluntária (PEVs) espalhados por toda a cidade (ver box abaixo). A presidente da Cooperativa, Adélia Xavier dos Santos, analisa a importância do projeto para o município. Segundo ela, o trabalho com lixo eletrônico contribuiu para a limpeza da cidade, com a participação da comunidade e a colaboração de muitas pessoas. “E eu aprendi com isso tudo que, além de você ter de cuidar da cidade, da sua casa, dos componentes que você usa, quer sejam reciclados ou não, você também precisa respeitar o meio ambiente, a ação global. Se todo mundo fizer a sua parte, fica mais fácil”, conta.
    Com relação ao descarte de mobiliário, a Pedreira Ingá, localizada na Estrada São José, 725, no Jardim São Clemente, disponibiliza uma área. O maringaense é responsável por transportar o móvel até o local, que fica aberto para o recebimento dos materiais de segunda-feira à sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.  A medida, adotada com o apoio da prefeitura, prevê o limite de descarte de um tipo de mobília por pessoa.
    Para denunciar situações de descarte irregular de lixo é necessário ligar na Ouvidoria, no número 156.  O trabalho de vistoria é realizado pela diretoria da Fiscalização Integrada, com o auxílio de profissionais da Vigilância Ambiental e da Semusp. O descumprimento da norma pode acarretar em uma multa de até R$ 1.064.
    A destinação ideal de cada tipo de material reciclável pode ser conferida no site: www.maringa.pr.gov.br/residuos, no link: "PRESTADORES DE SERVIÇOS CADASTRADOS", onde há uma lista completa dos prestadores autorizados pela prefeitura a realizar esse trabalho.

                                PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA (PEVs)
    Local
    Endereço
    SESI
    Rua Antonio Carniel, 499- Zona 05
    SESC- PR
    Rua Prof. Lauro Eduardo Werneck,531- Zona 07
    Faculdade Cidade Verde
    Avenida Horácio Raccanelo Filho, 5950- Novo Centro
    Terminal Urbano
    Avenida Tamandaré, 630- Centro
    Terminal Rodoviário
    Avenida Tuiuti, 180- Zona 08
    Super Muffato
    Avenida Cerro Azul, 2075- Jardim Novo Horizonte
    Pró- Resíduos
    Campus Universitário da Uem
    Tiro de Guerra de Maringá
    Avenida Mandacaru, 730, VilaSanta Isabel
    4º Batalhão da Polícia Militar
    Rua Mitsuzo Taguchi, 99, Vila Nova
    Câmara Municipal de Maringá
    Av. Papa João XXIII, 329, Zona 02

                            

                  

    Postagens relacionadas

    Lixo irregular é prática em Maringá
    4/ 5
    Oleh

    Assine via e-mail

    Receba as ultimas postagens no e-mail.